Igrejas do COPIC recebem formação sobre comunidades seguras
No âmbito do projeto «Safer and Stronger Communities in Europe» (SASCE), a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) em conjunto com o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) realizou uma formação para promover a segurança de locais e comunidades religiosas em Portugal.
A formação realizou-se nos dias 7 e 8 de março, em Lisboa, na Catedral de S. Paulo da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana e no Porto, na Igreja Metodista do Mirante, respetivamente e abordou temas como ameaças, riscos e desafios à segurança em Portugal. As sessões reuniram líderes e membros das diversas Igrejas que receberam formação sobre como melhorar a sensibilização para a segurança dos locais de culto e reforçar os laços entre as comunidades, permitindo-lhes atuar em conjunto, prevenindo ameaças à segurança.
Foram apresentadas experiências de desafios de segurança por especialistas do Ministério do Interior e da Comissão Europeia, ligados à implementação do plano de ação da União Europeia para a proteção de espaços públicos, bem como locais de culto.
As sessões de formação foram conduzidas pela Dra. Elizabeta Kitanovic, Secretária Executiva da CEC para os Direitos Humanos, pelo Bispo D. Jorge Pina Cabral, Presidente do COPIC e por Dany Choueka do Centro de Segurança e Crise do Congresso Judaico Europeu. Maria-Luiza van de Westelaken, Diretora de Políticas da DG HOME, da Comissão Europeia, conduziu, em Lisboa, uma sessão sobre a proteção de espaços públicos na perspetiva da UE e Iúri Rodrigues da Polícia de Segurança Pública e Sofia Caseiro da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria falaram sobre segurança em Portugal.
O projeto SASCE da CEC é apoiado pela Comissão Europeia e executado em conjunto com o Centro de Segurança e Crise do Congresso Judaico Europeu, a Faith Matters e a União Budista Europeia.
Adaptação do Press-Release da CEC, traduzida pelo COPIC